Uma das maiores dúvidas que acomete quem deseja fazer uma viagem internacional é: qual moeda levar?

Será que é melhor comprar dólar ou o euro, que são aceitas na maioria dos locais, ou levar o real ou ainda a moeda local?

Se você vai viajar para os Estados Unidos ou para algum país da União Europeia, essa resposta pode parecer mais óbvia.

Mas e se a sua viagem for para outro país da América do Sul? Ou para um país que não faz parte da zona do Euro? Ou ainda para um país asiático?

Nessas situações, qual é a melhor opção para escolher? O objetivo desse artigo é te dar a resposta a esse questionamento.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Qual moeda levar para sua viagem?

 

A compra da moeda no momento certo

Antes de qualquer coisa, é muito importante falar que independente da moeda que você pretende levar para sua viagem, saber comprá-la no momento certo é essencial.

As variações cambiais ocorrem diariamente e podem afetar muito seu bolso, pois uma cotação mais alta pode reduzir seu poder econômico na conversão para o dinheiro estrangeiro.

O ideal, segundo os especialistas na área, é que você sempre opte por comprar o dinheiro estrangeiro aos poucos, durante um longo tempo, em uma casa de câmbio. Isso garante que você compre a moeda com uma cotação média.

Outra dica é que você não opte por levar todo o dinheiro em espécie, ou seja, em cédulas. Varie com o cartão de débito ou pré-pago, já garantem menos riscos à sua viagem.

Dito isto, é hora de ir ao próximo tópico que falará sobre qual moeda levar.

 

Qual moeda levar para sua viagem?

Primeiramente, é preciso deixar claro que há determinados destinos em que você deve levar a moeda local, pois como é valorizada, optar por levar o real acaba sendo um grande erro.

Assim, para ir aos Estados Unidos leve o dólar, para ir à Europa (União Europeia), leve o euro e para a Inglaterra, a libra esterlina. Não vale a pena também optar por levar o dinheiro estrangeiro para outro país, como o dólar para a Inglaterra ou para os países da Zona do Euro, por exemplo.

Entretanto, qual seria a resposta para aqueles países, como os da América do Sul, em que a moeda local não é tão valorizada?

Situações como essa não possuem uma resposta óbvia como as anteriores, o que traz muitas dúvidas sobre para qual moeda estrangeira recorrer em uma casa de câmbio.

Em países como Colômbia e Bolívia, o dinheiro é considerado “fraco” e sem muita procura, o que pode afetar a cotação. Isso porque não é toda casa de câmbio que trabalha com moeda desvalorizada mercado internacional, o que reduz a oferta e aumenta o potencial de ganho das corretoras que as possuem.

Sendo assim, o mais indicado seria comprar o dólar americano no Brasil e converter para o Peso Colombiano ou Bolivianos nesses países, de acordo com a moeda local.

Apesar de contrariar o que é considerado como senso comum, essa prática é capaz de reduzir em até 20% os gastos que você teria ao comprar diretamente o no Brasil.

Entretanto, mesmo com o dólar sendo aceito em distintos países, há algumas questões geográficas e políticas que fazem com que não seja a melhor opção. Em Cuba, por exemplo, o euro é muito mais vantajoso, já que não há taxação sobre a moeda como ocorre com o dólar.

Com isso deu para perceber que o dinheiro que você irá levar dependerá muito do país para onde irá, não é?

 

 

ARC Corretora de Câmbio

Está procurando uma casa de câmbio em Santos? Então a ARC Corretora é a solução para você!

Há 20 anos, estamos trabalhando com compra e venda das principais moedas do mundo, como dólar e euro, com a melhor cotação da região da Baixada Santista, além de resolver todos os trâmites do Visa Travel Money.

 

Conclusão

Um dos maiores problemas para quem vai fazer uma viagem é decidir sobre qual moeda irá levar.

Neste texto, mostramos a você que isso depende muito do país para onde irá viajar. Em geral, para EUA, Inglaterra e os da Zona do Euro deve-se levar a moeda local.

Já para países em que o dinheiro não é tão forte, como os da América do Sul, vale a pena encontrar a melhor cotação de câmbio, comprar dólar ou euro e trocar ao chegar no destino.

Gostou do artigo de hoje?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe: