As instituições comunitárias consideram de vital importância limitar os impactos negativos nos destinos turísticos, promover o bem-estar da comunidade local, diminuir a sazonalidade da procura e tornar o turismo acessível sem implicar um maior impacto do transporte. Além disso, a melhoria da qualidade do emprego no setor é outra meta a ser alcançada.
Como turistas, podemos contribuir de forma decisiva para a promoção desta nova tendência, mas de que forma?
Leias as 9 principais chaves essenciais para o turismo sustentável
- Procure hotéis mais eficientes.
Se você optar por ficar em um hotel, saiba se eles são energeticamente eficientes. Existem classificações na web, como a Energy Star ou Green Globe, que podem servir de guia para isso.
- Tire maior partido do seu smartphone
Vivemos no mundo das redes sociais e smartphones…aproveite! Não é preciso imprimir os guias turísticos nem os cartões de embarque! Leve-os com você no celular e, além de economizar papel, poderá consultá-los a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Não desperdice eletricidade em casa
Se você vai passar algumas semanas longe de casa, por que deixar seu computador, televisão e outros aparelhos eletrônicos que não usará conectados? Se pretende ter uma conta da luz baixa, desligue-os e assim contribuirá para economizar energia. O seu bolso também vai agradecer!
- Use baterias recarregáveis
Além das baterias recarregáveis usuais em nossos telefones celulares ou tablets, use baterias recarregáveis em outros dispositivos, como câmeras … mas cuidado! Investigue com antecedência se você precisará de um adaptador de rede em seu destino.
- Faça um consumo responsável de água
Em muitos dos países exóticos onde o turismo proliferou nos últimos anos, o abastecimento de água é muito limitado. Não se deixe cegar pela sua estadia em um hotel eficiente e moderno: deve moderar o uso de água nos chuveiros.
- Pedalar é mais saudável
Uma das formas mais saudáveis de conhecer as cidades é pedalando. Alugar uma bicicleta para andar nas ruas ou transporte público, ajudará a reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.
- Ajude o comércio local
O turismo contribui para dinamizar as economias locais. Por isso, na hora de comer, comprar bebidas ou outros produtos, aposte no comércio local. Você ajudará a comunidade e, aliás, mergulhará na sua cultura e tradição.
- Respeite a cultura local.
Em linha com o conselho anterior, é preferível contratar guias locais, pois são a melhor de forma plena de conhecermos a cultura, gastronomia e tradição locais. Asseguraremos, assim, que não ofendemos ninguém e, além disso, que o nosso destino realmente passa por nós e não apenas que passamos por ele.
- Não deixe um rastro de lixo.
Principalmente se visitarmos ambientes naturais, não deixe resíduos no caminho, como plásticos, latas ou bitucas de cigarro. Além disso, respeita a flora e a fauna, procurando não perturbá-las, principalmente durante a época de reprodução.