Fazer uma viagem para o exterior é realmente uma experiência incrível e ficará para sempre em sua memória.

 

Porém, para que você faça uma viagem tranquila e proveitosa, é de suma importância que você se planeje para isso!

 

Sendo assim, no artigo de hoje nós separamos algumas informações essenciais para que você leve em conta ao planejar a sua viagem para o exterior. Veja!

 

Viagem para o exterior: como se planejar

Orçamento

 

Um ponto fundamental que você precisa levar em conta ao planejar a sua viagem para o exterior é o seu orçamento.

 

Ou seja, quanto dinheiro você tem (ou precisa) para a viagem, quais serão os gastos com passagens, hospedagem, seguro viagem, alimentação, transporte, atrações…

 

Enfim, tudo que envolva o seu orçamento precisa estar bem claro e alinhado para você, afinal, você não quer viajar e voltar cheio de dívidas e problemas financeiros, certo?

 

Portanto, pesquise bastante e vá colocando todos os valores em uma planilha, no seu celular ou em uma folha de papel.

 

Talvez os custos sejam mais altos do que você imaginava e por isso você não possa viajar na data que gostaria.

 

Mas fique tranquilo, pois você pode economizar, juntar mais dinheiro e viajar quando der. Ou ainda, em vez de ficar, por exemplo, 15 dias no destino, você pode ficar 10.

 

Assim, você conseguirá viajar de acordo com seu orçamento e não fará nenhuma “loucura” com seu dinheiro. 

 

Documentos de viagem

 

Se você vai para qualquer país que não seja aqui da América do Sul, você precisará de um passaporte para poder viajar.

 

Além disso, há destinos que solicitam o Visto e/ou a Carteira Internacional de Vacinação dos viajantes.

 

Portanto, ao planejar a sua viagem para o exterior, verifique com antecedência quais documentos serão necessários para o país que irá visitar.

 

E caso você não tenha algum documento ou não tenha tomado alguma vacina que precisa para entrar no país, busque o quanto antes resolver essas questões. Evite deixar tudo para a última hora.

 

Pesquisas e roteiro

 

Outro ponto de suma importância é fazer diversas pesquisas sobre o destino e, com base nisso, montar o seu roteiro.

 

Portanto, veja quais são os bairros mais legais para visitar, quais são as melhores atrações e pontos turísticos para conhecer, quais os restaurantes mais saborosos para comer e muito mais!

 

Faça essa “lição de casa” e se informe a respeito de tudo o que for possível sobre o destino que você irá.

 

Inclusive, é interessante pesquisar questões relacionadas às leis, hábitos, boas maneiras e cultura do país.

 

Muita coisa pode ser diferente daqui e para não cometer gafes ou mesmo mal entendidos, é essencial pesquisar sobre esses assuntos.

 

Reservas

 

Em uma viagem para o exterior, você precisará fazer algumas reservas, por exemplo, do local onde ficará hospedado, de ingressos e bilhetes para atrações/shows e até mesmo para alugar um carro, caso queira dirigir no destino.

 

Portanto, novamente com antecedência, procure fazer todas as reservas necessárias.

 

E isso vale aqui para o Brasil também. Por exemplo, se no dia da viagem você for com seu carro até o aeroporto, procure por um estacionamento aeroporto Guarulhos (se você for de São Paulo), e faça sua reserva.

 

Assim, você deixará o seu veículo em um local seguro enquanto estiver viajando.

 

Seguro viagem

 

Infelizmente, imprevistos podem acontecer em sua viagem internacional. É claro que se você se planejar bem, se organizar e se programar, as chances são muito menores.

 

Porém, podem acontecer. E para você não sair no prejuízo ou ter outros problemas, é essencial que você contrate um bom seguro viagem. Dessa forma, em caso de uma eventualidade, ele poderá cobri-lo.

 

Por exemplo, se você estiver em um país da Europa ou nos Estados Unidos e precisar de atendimento médico, você terá que desembolsar altos valores, caso não tenha um seguro.

 

Bagagem e clima

 

Muitos turistas na hora de fazer as malas para uma viagem ao exterior exageram. Eles acabam levando mais do que deveriam e isso acaba as deixando mais pesadas e com menos espaço livre – o que pode ser um grande problema se você vai fazer compras depois no destino.

 

Por isso, para não passar por essas situações, antes de viajar, pesquise na internet como estará o clima no país durante os dias que você estiver nele.

 

Dessa forma, você conseguirá montar uma mala muito mais adequada e sem roupas/itens desnecessários.

 

Por exemplo, você não precisa levar muitas jaquetas, blusas e casacos, se irá para um destino que está quente, no verão.

 

Portanto, faça suas malas de maneira inteligente, isto é, levando em conta o clima, as atividades que fará e os dias que ficará no destino.

 

Além disso, não esqueça dos acessórios, adaptadores de tomada (se necessário), carregadores de celular e/ou notebook, kit de medicamentos e produtos para a sua higiene pessoal, como desodorante, escova de dentes, entre outros.

 

Moeda local

 

 

Para comprar ou pagar qualquer coisa no destino que você irá, você precisará da moeda local. Poucos países no exterior aceitam o Real.

 

Sendo assim, semanas antes de viajar comece a acompanhar o câmbio e troque seu dinheiro pela moeda local aos poucos.

 

Assim, você terá mais chances de pegar taxas melhores e, consequentemente, fazer bons negócios.

 

Já pensou se você troca seu dinheiro pela moeda local tudo de uma vez pagando uma taxa X e alguns dias depois essa taxa diminui?

 

Transporte

 

Outro aspecto importante que você precisa levar em conta ao viajar para o exterior refere-se ao transporte, afinal, como você irá se locomover durante os dias que estiver no destino?

 

Por isso, pesquise sobre este assunto, veja o que compensa mais e claro, o que é mais seguro. Talvez seja melhor você alugar um carro em vez de andar de transporte público, ou vice-versa.

 

Cada país tem suas características e portanto é essencial pesquisar antes para ver o que mais vale a pena.

 

Idioma

 

Por fim, mas não menos importante, temos o idioma. Isso porque, você precisará se comunicar no destino se quiser comprar algo, tirar uma dúvida, pedir uma informação, etc.

 

Portanto, mesmo que você não seja fluente no idioma local, procure saber pelo menos o básico para que você possa se virar.

 

E caso você não consiga dizer algo ou sinta muita dificuldade, procure utilizar aplicativos como o Google Tradutor. Com certeza ele irá te ajudar.

 

Não deixe que o idioma seja um impeditivo para você conhecer outros países. Há muitos lugares e experiências incríveis para aproveitar por aí!

Compartilhe: