A cotação do dólar é acompanhada de perto por economistas de todo o mundo. Mesmo que a pessoa não trabalhe na área de finanças, é importante ressaltar que o valor desta moeda produz impactos em diversos aspectos da sociedade. No Brasil, por exemplo, além das transações envolvendo volumes acionários, há também outras vertentes que sofrem influência com esta variação cambial.

 

Globalização e seus efeitos nas finanças do país:

O emprego da moeda estadunidense provém da importância que a economia mais forte do mundo apresenta em termos de comércio internacional. É preciso ressaltar, contudo, que o dólar possui um caráter unificador entre as nações que comercializam produtos entre si. Desse modo, nota-se que sua utilização também decorre do processo de globalização verificado há tempos pelo mundo.

 

Quais são as principais aplicações da cotação do dólar

Um dos principais pontos a se considerar sobre o dólar diz respeito à confiabilidade apresentada por esta moeda. Isso significa que os empreendimentos que a envolvem não correm grandes riscos quanto à solidez de suas transações. Não por acaso o seu emprego cresce a olhos vistos em todos os segmentos da economia. Saiba em quais processos esta cotação pode influenciar:

 

Formação de preços para produtos de importação e exportação

Este é o exemplo mais clássico em se tratando da valoração desta moeda. Quando o dólar opera em alta por um período prolongado, quem importa matérias-primas ou produtos para revenda precisa alterar seus preços para o consumidor final, a fim de que não experimente prejuízos financeiros. A mesma situação é vista por outro prisma pelos exportadores, já que a elevação na cotação costuma favorecer o aumento da lucratividade.

 

Valores aplicáveis à comercialização de combustíveis

Para formar o preço dos combustíveis são utilizadas diversas somas de valores. Há uma parte dos montantes que se destina ao pagamento de impostos, outra envolvendo custos operacionais, além de demais variáveis que podem ser alteradas consoante determinação do governo. O que se sabe é que os preços para importá-los são sempre expressos em dólar.

 

Geração de postos de trabalho

Criar empregos é algo sempre visto como positivo para qualquer país. Com o Brasil não poderia ser diferente. A alta do dólar pode fazer com que mais profissionais possam ser contratados pelas empresas, já que torna-se preferível a movimentação do mercado consumidor interno. Com o aumento da demanda em relação a produtos, sente-se também a necessidade de se contratar mais mão-de-obra para atender as necessidades do público.

O mesmo pode ser visto no que tange à prestação de serviços, sejam eles presenciais ou tendo-se como meio a utilização da tecnologia, como se nota em uma plataforma de jogos, por exemplo.

 

Reflexos na inflação

Este é um dos mecanismos em que a variação do dólar costuma demonstrar maior influência. A alta da moeda, sobretudo quando esta prolonga-se por meses, costuma suscitar uma consequente elevação inflacionária, uma vez que o país passa a possuir menor quantidade de concorrentes diretos em suas comercializações, ficando condicionado às transações externas.

Compartilhe: