Durante a nossa vida, é provável que tenhamos o sonho em fazer uma grande viagem… pelo mundo! No entanto, a parte que pode ser um pouco mais difícil será conseguir dinheiro para essa viagem. Sim, é difícil mas não é de todo impossível, certo? Se sonha com essa grande viagem, não desespere!
Vamos dar uma série de conselhos e recomendações que podem ser muito úteis para dar a nossa própria volta ao mundo. Aquilo que deve ter em sua mente é saber quanto dinheiro deve economizar… quanto será essa viagem?
Deve criar um bom plano para economizar: fique com 5 passos para o conseguir
1. Faça uma avaliação. Ao decidir fazer uma viagem, deve ser consciente da sua situação financeira atual. Seja honesto consigo. Quando souber de quanto deve economizar, tenha consigo uma folha de cálculo e coloque todos os gastos que você tem e os recebimentos que espera. Só assim saberá quando deve economizar.
2. Definir objetivos. Esse plano econômico deve ter objetivos a curto e a longo prazo também. Deve registar as metas indicando números e quantidades específicas que espera economizar. Não tenha medo de colocar objetivos exigentes, mas não exagere, pois pode perder algum do entusiasmo para a viagem.
3. Crie um plano. Um plano econômico deve mostrar como alcançar os seus objetivos. Será uma importante ajuda para eliminar gastos desnecessários tendo apenas gastos mais restritos. Esse plano pode também incluir uns ganhos extras que falaremos mais adiante.
4. Implemente. Avance com o seu plano, e mantenha-o!
5. Monitorize e avalie. À medida que passe o tempo, o seu plano irá variando com base nos seus hábitos de consumo. Dê uma vista de olhos ao seu progresso mensal e examine o orçamento para realizar possíveis ajustes. Planeje em comprar dólar antecipadamente para economizar.
Como pode ver, é um plano bastante “controlado” e restrito , sendo a única maneira de conquistar o seu objetivo…
Mantenha sempre o foco no seu sonho
Terá momentos em que você vai achar que não vai conseguir ou que não valerá a pena… mas o primeiro conselho que daremos para economizar (para viajar) é que se recorde sempre porque o está fazendo. Tenha isso em mente todos os dias. Economizar nunca foi fácil, mas recomendamos que coloque numa parede uma foto ou um mapa com a rota da sua grande viagem para nunca desanimar!
Dicas para reduzir seus gastos (muito são mesmo desnecessários)
Daremos alguns conselhos mais que podem parecer que não, mas fazem diferença e isso ajuda.
Viajar menos e para mais perto
Viajar é bom e faz parte da vida. Conhecer novos locais e culturas nos enriquece! No entanto, se tem em mente realizar a viagem da sua vida, deve abrandar um pouco pois viajar é sinônimo de gastar dinheiro. Por isso, e até lá, um método perfeito para economizar dinheiro para a sua grande viagem é viajar menos, ou pelo menos, durante curtos períodos de tempo mais curtos ou mais perto e econômico.
Revise suas subscrições
Todos os meses somos “bombardeados” com promoções de serviços que fazem parte do nosso dia a dia…Por vezes nem nos lembramos que as temos e não lhes damos muito uso. Falamos de serviços de jornais e revistas e até até serviços como Amazon, Netflix, Spotify ou Youtube…
Revise a sua conta bancária e saiba que subscrições tem e elimine as que não utiliza!
Analise o seu pacote de telecomunicações e o seu contrato de eletricidade.
Vivemos em modo online! As operadoras de telecomunicações todos os dias nos oferecem serviços e tarifas que não podemos perder. No entanto, tem o hábito de comparar bem as tarifas e serviços oferecidos pela maioria das empresas? A fibra óptica e televisão são, por vezes, serviços caros e a sua fatura sabe!
Faça a comparação com várias empresas, pois hoje em dia já existem muitas operadoras consideradas de “baixo custo” e oferecem muitas vantagens para baixar a conta do seu pacote tv net e voz. Se não o fez aproveite a ocasião!
Gasta todos os seus dados móveis? Ou utiliza pouco? Tenha isso em mente. Se não usa assim tanto a internet fora de casa, revise o preço do seu pacote de dados móveis.
Outro serviço básico que necessitamos todo o ano é a eletricidade. No entanto, como em todos os serviços onde exista concorrência, deve comparar e analisar bem antes de contratar. Já existem diversas tarifas de energia que variam em função do tempo que passa em casa. Faça uma boa comparação de empresas e preços e baixe a conta da luz.
Comissões bancárias
A maioria dos bancos cobra por manter uma conta bancária com eles… de uma forma ou outra esse dinheiro sairá sempre da sua posse. Confirme se o seu banco tem este hábito, e caso se verifique mude para um que lhe cobre menos ou que não lhe cobre nada.
Os gastos com a vida social
A verdade é que agora mais que nunca, é muito importante reduzir a vida social. Estamos vivendo uma pandemia, e pode aproveitar essa ocasião para economizar ainda mais. Sabes que quando estamos com amigos gastamos mais em bares, discotecas, restaurantes… e parecendo que não se gasta muito.
Antes de querer comprar tudo o que vê pense se questione se precisa mesmo disso.
Compramos em demasiadas coisas por comprar. Roupas, acessórios, aparelhos eletrônicos… mas quase nunca precisamos tanto disso. O certo é que 90% das vezes compramos por impulso e por capricho. Compramos coisas que não necessitamos, e muitas vezes, apenas a vamos usar duas ou três vezes, e nunca mais nos vamos lembrar que as temos.
Vale a pena trabalhar tantas horas por dia para comprar algo que não lhe faz tanta falta? Divida o seu salário pelas horas que trabalha por mês. Isto dará qual o seu salário por hora. No momento da compra, faça o cálculo de quantas horas precisa para o comprar.
Recebimento extra: vender o que já não usa
Mais que um conselho para economizar, é um conselho útil para conseguir um dinheiro extra. Faça uma revisão em casa, ou até à sua garagem (uma bicicleta, mota, automóvel…) e venda em páginas de artigos usados ou até mesmo no Facebook.
Vender o que já não usa é uma forma de ter de volta parte do dinheiro que investiu nessas coisas, e uma boa maneira de economizar mais dinheiro para a viagem dos seus sonhos.