Vai sair de férias depois de um ano de muito trabalho? Planeja visitar parentes que moram em outro país? Ou está viajando para praticar algum esporte? Então, além de ter malas feitas, as passagens compradas, os hotéis reservados, comprar a moeda para levar e os itinerários desenhados, não saia de casa sem um seguro viagem, também é de suma importância um seguro de saúde e odontológico, pois durante a viagem muitos imprevistos podem vir a acontecer.
O que é um seguro viagem?
O seguro viagem é a única forma de viajar com segurança e tranqüilidade, pois é uma ferramenta que protege o viajante de imprevistos ou acidentes, e, caso eles ocorrerem, ajuda enfrentá-los da melhor forma possível, procurando evitar ou minimizar os prejuízos.
Independentemente da duração da estadia, o perfil do passageiro, o motivo da viagem ou a duração, contar com um seguro viagem, seguro de saúde e odontológico oferece tranqüilidade desde o momento do embarque até o retorno do viajante ao país de origem.
Quais são as coberturas de um seguro de viagem?
A cobertura do seguro de viagem pode variar, de acordo com o produto escolhido, ou com o perfil ou requerimento do viajante, tal o caso de viagens para alguns países e ou viajantes idosos ou com doenças preexistentes, neste último caso ter também um seguro de saúde pode evitar muitos problemas.
Em termos gerais, o seguro viagem tem uma ampla cobertura, incluindo despesas médicas, hospitalares e odontológicas, tanto de urgência como de emergência, consultas com especialistas, traslado de familiar acompanhante, repatriação sanitária ou de restos mortais.
Além disso, o seguro viagem também inclui os serviços de localização ou reposição de bagagem extraviada, remarcação da passagem de ida ou volta diante casos de imprevistos médicos ou climáticos, assistência jurídica e pagamento antecipado de fiança.
Em quais países é obrigatório ter um seguro de viagem?
Embora que contar com uma cobertura de saúde é importante para se sentir seguro e protegido seja qual for o destino da sua viagem, para entrar em alguns países da Europa ter um seguro viagem é obrigatório.
Os países onde a contratação do seguro viagem é um requerimento obrigatório são aqueles que estão dentro do Tratado Schengen. Eles são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Países baixos, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Também é obrigatório ter seguro de viagem para o Equador e a Venezuela.
O Tratado Schengen, um acordo administrativo entre Estados que impõe regras para a permanência e circulação de pessoas dentro do território dos países assinantes, requer que os estrangeiros que viajem ao Velho Mundo possuam obrigatoriamente um seguro viagem com uma cobertura mínima de 30.000 euros, ou seu equivalente em dólares.
Como escolher o plano de assistência ao viajante adequado para viajar tranquilo?
O seguro viagem adequado sempre é aquele que tenha em conta os requerimentos de cada caso. Além da duração, destino da viagem, outros fatores devem ser considerados para contratar uma cobertura. Pessoas com doenças preexistentes, mulheres grávidas, idosos.
O tipo de viagem também influi na escolha do plano adequado de assistência ao viajante. Por exemplo, quando transportar equipamento tecnológico, esportivo, uma cobertura especial para as equipes garantirá sua segurança.
Vantagens de ter um seguro de viagem
Imprevistos acontecem, mesmo quando você está de férias! Ninguém está livre de ficar doente ou ter um acidente quando está viajando, por isso contar com um seguro viagem é importante para estar protegido.
Ter um seguro viagem ajudará a evitar despesas não planejadas, como gastos médicos ou farmacêuticos, que costumam ser bem altos em alguns países, como Estados Unidos, por exemplo. Também será fundamental para garantir o ingresso nos países onde contratar uma cobertura é obrigatória.
Outro benefício de ter um seguro de viagem é que você estará protegido em diversas situações, como cancelamento ou remarcação da viagem por questões médicas, climáticas, perda de bagagem ou documentos, além de contar com assistência jurídica e funerária.
O que fazer se você está longe de casa e precisa utilizar o seu seguro de viagem?
Caso você estiver no estrangeiro e ficar doente, tiver um acidente, acontecer um imprevisto, entre em contato com a Central de Atendimento da seguradora, onde poderá contar com a ajuda de funcionários capacitados para agir com rapidez e eficiência. Não se esqueça de levar sempre com você o número de telefone da seguradora.
Eles lhe solicitarão seus dados pessoais, número de apólice, data da viagem a cidade e país onde você se encontra, para poder lhe indicar como agir diante cada situação.
Guarde todos os comprovantes de atendimentos, assim como também das despesas pagas para depois solicitar reembolso, faça cópias de todos os documentos, incluída a apólice.
Levando em consideração todas estas informações você poderá fazer uma viagem mais tranquilo.