Se você costuma viajar para o exterior, certamente já viu ou foi encantado por um free shop, no embarque ou desembarque do seu voo. 

Essas lojas de vendas de diversos artigos costumam ser um atrativo para quem está em processo de viagem. Isso porque elas apresentam produtos de desejo para os viajantes, com preços que podem ser vantajosos para eles. 

Grandes marcas são encontradas nos free shops, o que faz com que eles sejam pontos de interesse de várias pessoas. 

Uma das características mais marcantes do free shop são os preços aplicados em produtos importados, que podem ser adquiridos com valores mais chamativos devido à redução de impostos aplicados em cima dos itens. 

Alguns deles, inclusive, podem ser adquiridos sem a incidência de taxas. Esse pode ser um fator determinante para a compra, já que os impostos  acabam tornando o preço do produto muito elevado, fazendo com que as pessoas deixem de comprá-los. 

As etiquetas adesivas personalizadas encontradas nos itens presentes em free shops normalmente apresentam os preços em dólares, mas os artigos oferecidos nas lojas podem ser comprados com várias moedas, de acordo com a localidade da loja. 

Quem possui o costume de viajar para destinos internacionais se depara com free shops em diversos aeroportos, podendo consumir os produtos vendidos de acordo com o seu desejo ou necessidade. 

Há alguns itens que são os preferidos pelos passageiros, que aproveitam o momento para fazer a sua compra e desfrutar desses itens na viagem ou na volta para casa. Quer saber quais são eles? Então siga na leitura deste artigo. 

 

O que é um free shop e quais são os tipos encontrados?

 

Os aeroportos são estruturas gigantescas, que possuem toda uma infraestrutura para receber pessoas que estão embarcando ou desembarcando para os mais variados destinos. 

Entre uma escala e outra, ou no período de espera para entrar no avião, é muito comum que os passageiros precisem adquirir produtos para consumo, seja para aquele momento específico ou para ser utilizado durante a viagem.

Há uma série de estabelecimentos dentro dos aeroportos, que vão desde espaços para refeição, até lojas de artigos variados, que vendem revistas ou encostos de cabeça para tornar o voo mais confortável. 

Além disso, nesse período, os viajantes também são impactados com anúncios em outdoor preço de várias lojas, e em especial dos free shops, que só podem ser visitados no momento do embarque, após o despacho das bagagens. 

Mas por que isso acontece? Os free shops são lojas especializadas na venda de produtos com redução ou isenção de impostos. Isso ocorre porque elas estão localizadas em espaços específicos dos aeroportos, chamados de área de trânsito entre países.

Dessa maneira, as tributações cobradas em cima de vários produtos são feitas de maneira diferenciada, o que torna a sua compra mais interessante. 

Sendo assim, um cobertor microfibra solteiro que está sendo vendido em um free shop terá o preço menor do que aquele oferecido em uma loja fora do aeroporto. 

O tipo mais comum de free shop é aquele encontrado nas áreas de grande tráfego de turismo internacional, tanto em aeroportos quanto em portos. 

É possível encontrar unidades de free shops em algumas cidades do mundo. Porém, o conceito da loja não é o mesmo daquelas encontradas em aeroportos. 

Afinal, a tributação dos produtos desses locais é diferente das áreas de trânsito internacional. Por isso, mesmo que o cliente vá até um free shop na sua cidade, certamente os preços praticados serão maiores, devido às taxas aplicadas. 

Além disso, o tipo de free shop encontrado no embarque é muito mais completo do que os localizados em áreas de desembarque. Por isso, uma dica é comprar alguns produtos antes de embarcar para o seu destino. 

 

Quem pode comprar no free shop?

É possível dizer que nem todos podem comprar produtos em um free shop. Isso porque essas lojas estão presentes em áreas específicas dos aeroportos, que só podem ser acessadas por quem está em processo de viagem internacional.

Para fazer compras em um free shop, é preciso ter a passagem em mãos, assim como apresentar o seu passaporte quando for necessário, de acordo com o seu destino.

Dessa maneira, é possível que o seu kit viagem personalizado fique ainda mais completo ao comprar alguns mimos para serem consumidos durante o voo.

 

Os produtos mais desejados pelos viajantes no free shop

 

Os free shops possuem uma boa variedade de artigos, dando prioridade para produtos de grandes marcas, que são objetos de desejo de vários viajantes. 

Entre os itens preferidos dos consumidores estão:

 

  • Chocolates;
  • Perfumes;
  • Bebidas alcóolicas;
  • Cigarros;
  • Relógios;
  • Maquiagem.

 

Além dos mencionados acima, há outros produtos que são muito comuns em free shops. Brinquedos, peças de vestuário e relógios são alguns exemplos.

As tags personalizadas para roupas e para outros tipos de produtos podem apresentar os preços em dólares, mas é possível realizar a compra utilizando reais, euros, iene japonês, libra esterlina e franco suíço, além de cartões de crédito e Traveler’s Checks.

Desse modo, o cliente pode utilizar o meio de pagamento que for mais conveniente, de acordo com o seu planejamento financeiro para a viagem. 

 

 

 

As reservas no free shop

O free shop também aceita reservas, garantindo maior comodidade para quem está viajando. 

Além de ter atendimento preferencial, é possível economizar tempo e ter a certeza de que os produtos desejados estarão disponíveis para o comprador, principalmente em períodos de alta temporada. 

Tudo isso pode ser feito graças a um sistema de gestão empresarial, que registra o pedido do cliente com até 35 dias de antecedência, sendo o prazo mínimo de 3 dias para garantir a reserva dos itens.  

Dessa maneira, as caixas de chocolate ou a maquiagem que está no planejamento das compras da viagem estará garantida para o viajante. 

 

Os limites de compra do free shop

Como é sabido, as viagens internacionais possuem um limite de compra de produtos, para que os passageiros não tenham que pagar impostos de importação das mercadorias adquiridas fora do país.

Por isso, se você estava planejando adquirir uma série de itens para presentear os seus parentes ou amigos, pensando até mesmo na fita de cetim personalizada para o fechamento das embalagens, é preciso tomar conhecimento desses limites. 

Para pessoas que chegam ao Brasil, o limite de compras para ficar livre dos impostos é de 500 dólares. Qualquer valor excedente a esse poderá ser taxado, exigindo um pagamento a mais para cobrir as tributações estipuladas pelo país.

Recentemente houve uma mudança no valor permitido para quem vai fazer compras nos free shops do Brasil: é possível gastar até 1000 dólares, permitindo uma aquisição maior sem correr o risco de taxação.

Vale lembrar que também há limites em relação à quantidade de produtos oferecidos pelo free shop. Para bebidas alcóolicas, é possível adquirir 24 itens, sendo no máximo 12 de cada tipo (whisky ou vinho, por exemplo).

Quem deseja comprar cigarros pode adquirir 20 maços de fabricação estrangeira. Para maquiagens ou cosméticos, o número é limitado em 10 unidades. Já os eletrônicos são restritos em 3 unidades. 

Por isso, é de grande importância que o viajante faça um planejamento prévio do que deseja adquirir seguindo esses parâmetros. Dessa maneira, a compra é muito mais tranquila e não excede os limites impostos.

 

As restrições de embarque com produtos

As companhias aéreas possuem restrições de embarque com líquidos, gel e outros artigos, como os elementos perfurocortantes. Tudo isso visa a segurança de todos os passageiros, evitando perigos durante a viagem. 

Quem compra produtos nos free shops de dentro da sala de embarque pode ficar tranquilo: é possível adquirir perfumes ou cremes sem ser barrado antes do voo. 

Para isso, é necessários que as sacolas de papel da loja estejam devidamente lacradas, sendo um procedimento comum realizado pelos funcionários da loja antes de entregar os pacotes ao comprador.

Mas se a compra for feita fora da sala de embarque, o limite de 100 ml deve ser cumprido. Caso contrário precisará despachá-los com a bagagem ou descartá-los antes de entrar no voo. 

Por isso, a recomendação geral é deixar produtos líquidos para serem adquiridos no desembarque, onde é possível levá-los para casa sem restrições. 

 

 

Por que os free shops são tão interessantes?

 

A qualidade de alguns produtos importados sempre foi um motivo válido para que os viajantes desejassem adquiri-los em suas viagens. 

As restrições em relação ao valor das compras e os impostos de importação são os grandes vilões de quem deseja comprar bebidas ou perfumes estrangeiros, já que eles aumentam o valor de compra e tornando a aquisição desvantajosa. 

Os free shops se tornaram uma opção interessante para quem deseja comprar um determinado produto, em uma circunstância específica, conquistando vantagens nessa ação. 

Não à toa, eles se tornaram um destino inevitável para quem está viajando. 

Por isso, quem deseja comprar uma maquiagem das grandes marcas internacionais ou um relógio de modelo diferenciado pode apostar no free shop para garantir uma boa aquisição, pagando menos impostos ou aproveitando a isenção dessas taxas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe: