Você quer aprender como levar dinheiro para o exterior? Bem, existem algumas maneiras de fazer isso e vamos te apresentar as principais. Prepare-se para entender tudo quanto aos pagamentos em viagens de lazer, negócios e intercâmbios. Aprenda a escolher o método mais vantajoso e que te fará economizar.
Como levar dinheiro para o exterior – principais métodos
A taxa de câmbio e os impostos oscilam muito. Portanto, por mais que você tenha uma noção de como levar dinheiro para o exterior, o recomendado é sempre buscar auxílio com especialistas em câmbio para que te indiquem o que é mais vantajoso no momento.
Entenda agora os principais métodos de como levar dinheiro para o exterior:
Moeda estrangeira em espécie é fundamental em qualquer viagem
Levar a moeda estrangeira em espécie é uma maneira de controlar os gastos. Afinal, você estará com o dinheiro em mãos e saberá o quanto mode gastar. Além disso, dependendo da cidade que for, alguns estabelecimentos não aceitam cartões. Melhor estar prevenido do que precisar buscar um caixa eletrônico para fazer o saque e ainda pagar taxa por isso.
Entretanto, esse método não é muito seguro. Uma vez que você é roubado ou perde a carteira, não há como reaver o dinheiro. Outro ponto para tomar cuidado é na hora da compra, já que a moeda pode ser falsificada. O dólar paralelo, por exemplo, pode acarretar punições e até cadeia para os envolvidos na transação. Sendo assim, faça a compra em casas de câmbio credenciadas no Banco Central.
Cartão pré-pago é uma das melhores maneiras de como levar dinheiro para o exterior
O cartão pré-pago é a forma mais segura de levar dinheiro para o exterior. Em casos de roubo, furto ou perda, o reembolso do valor é feito em poucos dias. Funciona como um cartão de débito e a taxa de câmbio válida é aquela no dia da carga ou recarga, evitando a oscilação da moeda.
Como já explicamos, nem todos os estabelecimentos aceitam cartões pré-pagos internacionais. Portanto, não é recomendado como a única forma de levar dinheiro.
Cheque viagem é uma maneira segura de como levar dinheiro para o exterior
Apesar de não ser uma maneira muito utilizada, o cheque viagem é totalmente a prova de roubos. Uma vez que a empresa emissora tem conhecimento do ocorrido, cancela a validade das folhas e providencia a substituição.
Ainda são usados em grandes redes de hotéis e em alguns estabelecimentos. Mas não é muito recomendado, já que os custos são altos. Para ter uma noção, é preciso pagar pelo cheque na hora da compra da instituição e na hora de utilizar o serviço (cobrança de 1%).
Cartão de Crédito é muito utilizado em viagens internacionais
O uso do cartão de crédito oferece vantagens e desvantagens. É seguro, pois não é preciso andar com muito dinheiro e correr risco de roubos ou perdas. Em contrapartida, nunca se sabe qual câmbio será cobrado, pois a taxa que será paga é baseada no dia da emissão da fatura e não a do dia da compra. Vale lembrar que o real é instável, por isso há grande variação mensal.
Além disso, o IOF é de 6,38% para cada operação e dependendo do país, caso haja algum problema com o cartão, o contato com o suporte é difícil.
Qual é a melhor opção de pagamento de despesas no exterior?
Na verdade, não há melhor opção de pagamento de despesas no exterior. Para poder usufruir das vantagens de cada método, o recomendado é dividir o dinheiro. Sendo assim, leve um pouco em espécie, um pouco no cartão pré-pago internacional e um cartão de crédito para emergências. O único que não indicamos muito é o cheque viagem por conta das altíssimas taxas, o que te fará perder dinheiro.
Conheça a ARC Corretora, uma casa de câmbio em Santos
A ARC Corretora possibilita a compra de moeda com os melhores valores, além de emitir o cartão pré-pago internacional Visa Travel, que oferece enormes vantagens para o viajante. A empresa possui uma equipe especializada que pode auxiliar em todos os assuntos relacionados a câmbio.
Fale conosco
Endereço: Rua do Comércio, 55 – 7º andar – Conjunto 74 Centro – Santos / SP
Telefone: (13) 3797-7300
Fale por Whatsapp: (13) 98878-5277