Sair para viajar e conhecer novos lugares, culturas, gastronomia e ter experiências memoráveis é algo apreciado por muitas pessoas. 

 

No entanto, a falta de planejamento e organização podem comprometer todo o desenvolvimento da viagem, transformando um bom momento em uma situação bastante desconfortável.

 

Por conta disso, é fundamental preparar tudo antes, não só a respeito da viagem propriamente dita, mas também a volta para casa

 

Afinal de contas, depois de um período ausente, muitas coisas podem ocorrer, inclusive o acúmulo de trabalho e a necessidade de resolução das pendências domésticas.

 

Além disso, cada tipo de viagem requer um planejamento diferente. Por exemplo, nas viagens de avião, é necessário ter um cuidado ainda maior com bagagens, em relação ao peso das malas e a identificação das mesmas com etiquetas adesivas personalizadas.

 

Diante disso, recomenda-se que o planejamento da viagem comece alguns meses antes, para que você tenha tempo suficiente para preparar todo o cronograma, escolher o tipo mais adequado de viagem (carro, ônibus ou avião), além de ter tempo para reservar a hospedagem e pesquisar sobre o seu destino.

 

Ou seja, são muitos pontos que merecem atenção antes de uma viagem. Para te ajudar nessa empreitada, o artigo de hoje vai mostrar o que você precisa organizar antes de viajar.

 

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

 

1 – Veja qual o seu tipo de viagem

Escolher o tipo de viagem não é algo simples. Tudo irá depender do seu destino, já que em alguns casos, somente é possível viajar de avião (como as viagens internacionais), bem como a situação financeira e o custo-benefício.

 

Por exemplo, em cidades muito perigosas, a viagem de carro pode parecer confortável, mas somente se o seu automóvel estiver devidamente preparado. 

 

Por isso, faça uma revisão do automóvel e veja a necessidade da blindagem de carros, para aumentar a sua segurança.

 

Além do mais, embora as viagens de carro sejam mais confortáveis, pois os viajantes podem fazer o seu próprio itinerário, com maior liberdade de ir e vir, às vezes os custos são maiores, visto que é preciso considerar não só o combustível, mas todo o processo de revisão do carro, pedágios e desgaste.

 

Fora que é fundamental ter um condutor experiente, com capacidade para suportar horas na direção. 

 

Sendo assim, às vezes, uma viagem de ônibus pode ser muito melhor, especialmente para quem deseja economizar e não se preocupar com o trajeto.

 

Porém, assim como as viagens de avião, é preciso preparar-se com antecedência para uma viagem de ônibus. 

 

Recomenda-se ter um kit viagem personalizado, com identificação das malas e separação de todos os itens que você irá levar (roupas, produtos de higiene, etc).

 

No caso das viagens de avião, além do cuidado com a bagagem, o planejamento deve ser feito muitos meses antes, principalmente para quem deseja economizar com passagens aéreas. Quanto mais cedo você comprá-las, melhores são os descontos.

 

2 – Pesquise sobre o seu destino

Conhecer lugares novos é uma ótima experiência, mas o ideal é fazer uma pesquisa sobre o seu destino antes de embarcar, para evitar ser surpreendido e não estar preparado para o destino que escolheu.

 

Por exemplo, é necessário conhecer o clima da cidade. Isso ajudará a escolher as roupas certas, os acessórios e os calçados. Com isso, você não irá passar nem muito frio, nem muito calor. 

Além disso, saber mais sobre o local é necessário para escolher os itens básicos da sua nécessaire personalizada (como protetores solar, remédios, entre outros).

 

Também é indicado procurar pela gastronomia do local, para saber se as comidas típicas não contam com ingredientes que possam te causar alergias, ou que não são do seu gosto.

 

Por fim, é importante conferir o idioma e a cultura, para evitar situações embaraçosas com os nativos. Em viagens internacionais, caso você não conheça o idioma, busque se informar pelo menos das frases básicas, para poder se comunicar melhor.

 

3 – Escolha a hospedagem ideal

A escolha da hospedagem, assim como a procura por passagens, também requer um planejamento antecipado para conseguir descontos nas diárias, bem como encontrar um estabelecimento adequado, condizente com a sua possibilidade financeira.

 

Além disso, a hospedagem deve estar estrategicamente localizada, dependendo dos objetivos da sua viagem. 

 

No caso de viagens a negócio, por exemplo, pode ser interessante encontrar um hotel próximo ao local da empresa, ou evento que você está participando.

 

Já para viagens de férias, os hotéis centrais podem ser a melhor opção, especialmente se você não estiver de carro e precisar se locomover com transporte público.

 

4 – Organize a casa antes de sair

Na semana da viagem, é recomendável preparar e organizar a sua casa, antes de sair. Isso vai evitar os problemas na hora de voltar e ter menos trabalho com os cuidados domésticos. Assim, o ideal é:

 

  • Lavar a roupa suja acumulada;
  • Não deixar muita comida perecível;
  • Não deixar o lixo dentro de casa;
  • Trancar bem as portas e janelas;
  • Lavar os utensílios domésticos.

 

Para te ajudar nessa organização, você pode contar com alguns equipamentos, como uma lavadora de louça industrial, com capacidade para higienizar, pratos, copos, talheres, entre outros itens da cozinha de maneira simples e rápida.

 

Também é importante verificar o sistema elétrico e hidráulico da sua casa, para diminuir os riscos de acidentes envolvendo curto-circuitos e alagamentos, respectivamente. 

 

O mais recomendável, inclusive, é fechar os registros de água e os disjuntores elétricos.

 

Caso você queira ter menos trabalho quando chegar em casa, uma dica é fazer uma faxina completa, com limpeza de todos os móveis planejados para cozinha, cômodos e áreas da sua residência.

 

5 – Tenha planos para o seu animal de estimação

Se você tem um animal de estimação, não pode esquecer de fazer um planejamento para ele também. 

 

Afinal de contas, mesmo que o pet vá com você, é preciso seguir uma série de procedimentos para levá-lo nos meios de transporte ou nos estabelecimentos de hospedagem.

 

Por conta disso, caso você opte por levar o seu animal, comece o planejamento cedo, verificando a disponibilidade de hotéis pet friendly, quais os documentos necessários para embarcar com animais domésticos, entre outros.

 

Mas, se você resolver não levar o pet, o ideal é deixá-lo em algum lugar de confiança, como a casa de um familiar, amigo ou em lugares especializados no cuidado de animais.

 

Caso alguém de confiança for até sua casa para cuidar do pet, deixe um pote de ração no armário da sua cozinha planejada preço diferenciado, com a quantidade certa de comida para o cuidador não ter problemas com a falta de alimento. 

 

Também é importante deixar todas as orientações, principalmente em casos emergenciais.

 

6 – Faça um checklist e deixe em um local visível

Mesmo que todo o planejamento tenha sido feito com antecedência, o dia da viagem sempre acaba sendo corrido, com algumas pendências que só podem ser resolvidas na hora. 

 

Por isso, é importante fazer um checklist e realizar a checagem de tudo o que foi programado para a data da sua viagem.

 

Deixe essa lista em um local visível, como em cima da pia em granito, na porta da geladeira, ou na escrivaninha da sala. Isso irá facilitar na hora de verificar todos os pontos.

 

Não se esqueça de falar sobre a sua viagem somente com familiares e amigos de alta confiança, para não correr riscos de pessoas mal intencionadas tentarem invadir a sua casa vazia. 

 

Caso ache necessário, comunique apenas para os vizinhos mais próximos.

 

 

7 – Tenha uma cópia virtual dos seus documentos

Os documentos são fundamentais para todos os tipos de viagem. A falta de um deles, ou a perda, pode resultar em uma tremenda dor de cabeça, para quem não está na sua cidade natal. 

 

Por conta disso, é importante manter uma cópia virtual de todos eles, principalmente o RG, CPF, CNH, passaporte e título de eleitor.

 

Nas viagens de avião e ônibus, lembre-se de também fazer uma cópia das reservas, com o check-in e os comprovantes de compra. O mesmo vale para os detalhes de dos estabelecimentos de hospedagem reservados antecipadamente.

 

Conclusão

Preparar uma viagem não é tão simples quanto parece. Embora todo mundo goste de sair para viajar, conhecer novos ambientes e ter uma experiência inesquecível, é necessário fazer um planejamento antecipado, para que tudo saia conforme o esperado.

 

Além do mais, é preciso ter atenção aos detalhes, em especial quando realizamos uma viagem de longa duração, onde passamos vários dias longe de casa. 

 

Daí o cuidado é duplo: com a viagem e com a própria residência.

 

Portanto, prepare-se com calma e de maneira organizada, já que a pressa pode atrapalhar todo o seu planejamento e dar aquela “dor de cabeça”, quando esquecemos algo ou não estamos preparados adequadamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe: