No momento em que é preciso comprar moeda estrangeira, é normal que a maior parte das pessoas fique em dúvida sobre se deve fazer a aquisição em uma casa ou em uma corretora de câmbio.

Ou seria em uma correspondente cambial? Você saberia dizer qual a diferença entre as três?

De um modo geral, todas elas estão habilitadas ou autorizadas a prestarem o serviço de compra e de venda de moedas para qualquer pessoa.

Entretanto, cada uma delas possui suas especificidades e é por isso que vale a pena conhecer as diferenças principais entre todas.

Sendo assim, a partir de agora você irá conhecer o que elas são, bem como os serviços que podem prestar a quem deseja fazer a aquisição ou a venda de uma determinada moeda.

Boa leitura!

 

Saiba a diferença entre corretora de câmbio, correspondente cambial e casa de câmbio

 

O que é uma corretora de câmbio?

Na hora de se realizar uma viagem internacional, em que é preciso comprar uma moeda de um outro país, um dos locais mais comuns de o turista buscar é a corretora de câmbio.

E essa corretora trata-se, exatamente, de um local em que é possível fazer transações (compra e venda) de moedas estrangeiras.

Elas também são responsáveis por intermediar as transações da compra de moedas entre os bancos e os clientes.

Uma corretora de câmbio também está relacionada com outras operações financeiras como o envio ou a remessa de dinheiro entre um país e outro.

Sendo assim, uma corretora de câmbio é uma empresa que deve ser regulada pelo Banco Central do Brasil para que possa funcionar.

Atualmente, as corretoras também funcionam como substitutas dos próprios bancos no que diz respeito às operações de importações, exportações e remessas em câmbio com valores de até U$ 10 mil.

Com isso, os clientes passaram a ter uma maior agilidade no momento de realizar esse processo, diminuindo a burocracia e, inclusive, os custos do mesmo.

 

Casas de câmbio

Agora que você viu o que é uma corretora de câmbio, é hora de saber mais sobre uma casa de câmbio, também conhecida popularmente como “Exchange”.

Também é um local em que você pode realizar a troca de dinheiro em espécie, podendo comprar ou vender moedas estrangeiras, sejam elas o dólar, o euro ou o peso argentino, por exemplo.

Por não realizarem as cobranças de taxas de câmbio, essas instituições também são bem mais baratas do que os bancos, que são locais onde você pode perder parte do valor que possui pelos altos valores de taxas.

É possível encontrar, entretanto, diferenças no valor cobrado de uma casa de câmbio para outra, como é o caso daquelas que estão presentes em aeroportos, em que as moedas estrangeiras são mais caras.

 

Correspondente cambial

Nos tópicos anteriores, você pôde conhecer mais sobre o que é uma corretora de câmbio e, também, sobre o que é uma casa de câmbio.

Agora você vai entender o que é um correspondente cambial, modelo de câmbio criado há poucos mais de três anos.

Mesmo sendo um formato de câmbio relativamente novo, já é conhecido em todo o país por ser muito mais seguro e cômodo para a maioria dos clientes.

Além de facilitar o acesso de turistas no momento de adquirir uma moeda estrangeira, ela também apresenta uma maior transparência nas operações, mesmo em pequenos valores, de compra e de venda.

Um correspondente cambial, portanto, nada mais é do que uma forma de extensão de uma corretora de câmbio ou de um banco, por isso precisa ter filiação com alguma dessas instituições.

A vantagem desse tipo de operação cambial é que um correspondente pode ficar em um local mais próximo aos turistas, como nas agências de viagem ou em hotéis.

Entretanto, há desvantagem apenas no valor que pode ser operado com um correspondente cambial na compra e na venda de moeda estrangeira, que é de  até U$ 3 mil.

Caso o turista/cliente deseje fazer operações maiores de compra ou de venda, o correspondente recebe a proposta do mesmo e a encaminha para a instituição ao qual ele é afiliado (corretora de câmbio ou banco).

Outra vantagem desse formato de câmbio é que é possível conseguir valores mais baixos de taxas juntamente às instituições no qual o correspondente é filiado.

 

 

ARC Corretora de Câmbio

Você está procurando uma corretora de câmbio em Santos? Então a ARC Corretora de Câmbio é a solução para você!

Já atuamos há mais de 20 anos nesse mercado, sendo autorizada pelo Banco Central do Brasil para atuar como uma instituição financeira.

Nossa atuação compreende tanto o câmbio comercial como o câmbio turismo, voltado para quem vai viajar, seja na compra e na venda da moeda estrangeira ou na compra de cartões Travel Money.

Se você deseja saber também qual o melhor momento para comprar dólar, clique!

 

Conclusão

Como você viu, existem algumas opções de instituições no momento de realizar a compra ou a venda de moeda estrangeira, como a corretora de câmbio e o correspondente cambial, que é uma extensão da primeira.

Neste texto, procuramos mostrar cada uma delas, de modo a que você possa compreender a diferença e saiba como fazer operações com moedas estrangeiras.

Além disso, você ainda pôde ver como é possível contar conosco, da ARC Corretora de Câmbio, para adquirir uma moeda estrangeira, fazendo sua cotação diretamente no nosso site.

Leia também: 5 dicas para economizar na compra do Euro!

Gostou do artigo de hoje sobre a diferença entre corretora de câmbio, correspondente cambial e casa de câmbio?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe: