Se você pretende visitar nossos amigos argentinos, com toda certeza vão surgir muitas dúvidas sobre a moeda argentina, como por exemplo: onde trocar? quanto levar? qual moeda realmente levar?

Mas não se preocupe, justamente com o objetivo de lhe ajudar que escrevemos esse pequeno artigo.

Uma parte importante do planejamento de qualquer viagem é analisar com cautela a situação cambiária do país de destino e assim, tomar a decisão sobre qual moeda levar; dólares, reais, etc.

Quando se trata da Argentina, a situação é mais delicada ainda devido a situação econômica do país. A inflação registrada no país em 2019 foi de 53,8%, uma das mais elevadas do mundo, informou o Instituto Nacional de Estadística y Censos de Argentina (INDEC).

Infelizmente, o resultado da inflação pode ser sentido por todos, não só pelos moradores mas também pelos turistas.

Mas não desista de ir para a Argentina por conta disso, o país continua sendo considerado “barato” para nós brasileiros e além disso, o país possui uma cultura e diversidade incríveis que merecem ser exploradas!

Agora sem mais delongas, vamos responder as principais dúvidas sobre a moeda argentina:

Vale a pena comprar a moeda argentina (pesos) no Brasil?

A resposta para essa pergunta é: depende! Se você mora em Foz do Iguaçu, por exemplo, você tentar comprar pesos no centro de Foz, onde a cotação é melhor.

Outra opção é tentar encontrar cambistas com cotações justas em lugares onde atraem muitos argentinos, como Búzios ou Balneário Camboriú por exemplo.

Caso você consiga comprar a moeda em um bom valor nesses lugares citados, ótimo, caso você não consiga, geralmente não vale a pena comprar pesos argentinos no Brasil.

 

Vale a pena levar reais para a Argentina?

Só é vantajoso levar reais para a Argentina caso você consiga trocar em Buenos Aires, pois fora de Buenos Aires (no interior) é sempre desvantajoso utilizar a moeda brasileira, nesse caso o ideal é usar dólares.

Se sua viagem for durante o verão, levar reais para trocar na capital argentina se torna ainda mais vantajoso, pois há mais procura por reais por partes dos argentinos e a cotação do real sobe em relação ao peso, ao contrário do que ocorre no inverno, quando os brasileiros inundam o mercado argentino com reais e a cotação consequentemente despenca.

 

Vale a pena levar dólares para a Argentina?

Levar dólares para a Argentina é uma excelente opção, principalmente se você está indo para a Argentina durante o inverno para destinos gelados como Mendoza ou Bariloche.

Nessa época geralmente o real está um pouco menos valorizado em relação a moeda argentina, enquanto que o dólar permanece sempre valorizado no país.

Lembre-se que essa transação só vale a pena se o dólar não estiver tão alto em relação ao real, já que você vai comprar a moeda americada ainda no Brasil. Caso aconteça de o real sofrer queda em relação ao dólar na semana da sua viagem, é melhor optar por levar pesos.

 

Então, qual moeda levar para Argentina, afinal?

A resposta final também é DEPENDE, mas fique tranquilo que vamos te explicar de uma forma simples:

Se o real estiver muito desvalorizado frente ao dólar, prefira comprar pesos na Argentina.

Caso você esteja indo para o país no verão, quando muitos argentinos estão vindo para o Brasil e consequentemente em busca da moeda brasileira, faça os cálculos e coloque no papel e caneta, pois provavelmente levar reais pode se tornar uma boa opção.

Se você estiver indo no inverno, provavelmente o real vai estar menos valorizado, e levar dólar pode se tornar a melhor opção!

Viu como foi fácil entender? O importante é ter em mente que vários fatores influenciam a moeda ideal para levar, principalmente época do ano e acontecimentos gerais que podem influenciar o valor das moedas.

 

Posso fazer câmbio nos aeroportos de Buenos Aires?

Por mais estranho que pareça fazer essa afirmação, SIM, VOCÊ PODE.

No Aeroporto Internacional de Buenos Aires a principal casa de câmbio oferece excelentes cotações tanto pra dólar quanto pra real, e isso é uma raridade pois nos grandes aeroportos, geralmente as cotações são mais elevadas.

Mesmo sabendo disso, não deixe de fazer sua pesquisa quando chegar em Buenos Aires, como segunda alternativa fora do aeroporto, você pode ir nas casas de câmbio Calle Sarmiento, no centro, no local as cotações são justas e lembre-se de ir em dias de semana e em horário bancário.

Obs: As casas de câmbio do Aeroporto internacional de Ezeiza e do Aeroporto Internacional Jorge Newbery funcionam 24 horas por dia.

 

Vale usar cartão de crédito na Argentina?

Usando cartões de crédito, serão cobrados os famosos 6,38% de IOF e se você julgar que essa taxa compensa o conforto de não precisar carregar dinheiro em espécie e pegar filas nas casas de câmbio, vale a pena usar cartão de crédito.

Outra coisa que você deve ter em mente é a desvalorização do real entre o momento da compra e o vencimento da fatura, mas geralmente isso não é um grande problema.

O importante é você entender que entre fazer um câmbio ruim (em que você pode perder mais de 10%) ou usar cartão de crédito e pagar 6,38% de IOF, é melhor usar o cartão.

 

Vale a pena usar cartão pré-pago na Argentina?

De modo geral, a cotação dos cartões pré-pago é um pouco pior do que as dos cartões de crédito, e o IOF é o mesmo.

Então, na verdade a única vantagem de usar cartão pré-pago é o congelamento do câmbio no momento da compra, ou seja, você estará protegido de uma possível desvalorização brusca do real.

Esperamos que esse pequeno guia lhe ajude a decidir qual moeda levar e quais formas de pagamento utilizar na Argentina, afinal, esse é um dos passos mais importantes no planejamento de uma viagem.

Se você deseja saber mais sobre a Argentina, pode ler esse blog post sobre O Que Fazer na Argentina, escrito por um dos leitores do nosso blog.

Caso tenha mais dúvidas ou outras dicas de como economizar ao viajar o país dos nosso hermanos, escreva nos comentários, até breve!

Compartilhe: