Todo mundo quer economizar na hora de comprar moeda estrangeira. Mas nem pense em recorrer a meios ilegais para garantir comprinhas extras na viagem. A compra do dólar paralelo está a margem legislação e regulamentação, portanto pode render punições nas partes envolvidas na transação. Isso acontece, pois a comercialização é feita por doleiros e casas de câmbio não legalizadas, sem o reconhecimento do Banco Central.
Se você não entende o motivo da ilegalidade do dólar paralelo e precisa de dicas para comprar a moeda pagando menos, leia o texto até o final. Você se surpreenderá com a quantidade de informações.
Como funciona a transação de dólar paralelo?
Em 1990, o Brasil passou por um período de grande instabilidade econômica por conta de medidas tomadas pelo governo. Na época, o presidente Fernando Collor bloqueou a poupança, dando brecha para transações financeiras feitas “escondidas” para proteger o dinheiro.
Com a descoberta, foi criada a Lei de Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, que diz que quem efetuar operação de câmbio não autorizada, com o fim de promover evasão de divisas do país, será punido. Além de contribuir com tráfico e comércio ilegal, são feitas três acusações: sonegação fiscal, com pena de 6 meses a 2 anos de prisão; lavagem de dinheiro, com pena de 3 a 10 anos; evasão de divisas, com pena de 2 a 6 anos.
Geralmente, quem recorre ao dólar paralelo está com problemas na justiça e quer realizar movimentação de moeda estrangeira. Entretanto, pessoas que desejam economizar também podem recorrer a doleiros.
Os doleiros são os responsáveis por converter o dinheiro de um país sem autorização ou fora dos limites permitidos pelas leis vigentes. Essas pessoas são criminosas e ainda podem aplicar golpes com a venda de moeda falsa.
Como comprar dólar com segurança
Agora que você entendeu que comprar dólar paralelo não é uma boa, precisa entender como comprar dólar com segurança.
No Brasil, há controle cambial e por isso, a compra ou venda da moeda estrangeira só pode ser feita em estabelecimentos autorizados pelo Banco Central do Brasil.
Passando longe do dólar estrangeiro – como escolher uma casa de câmbio
Para escolher a melhor casa de câmbio, é preciso realizar muitas pesquisas para entender quais delas oferecem mais custo-benefício. Além disso, como você já sabe que comprar dólar paralelo é ilegal, precisa conferir se o estabelecimento é regulamentado. Confira a lista de correspondentes de câmbio.
Como comprar dólar mais barato
A oscilação do dólar é motivo de preocupação de muitas pessoas que precisam comprar a moeda. A lei da oferta e da procura rege a cotação. Sendo assim, quanto mais dólar em circulação, menor o valor. Quanto menos, maior o valor. Além disso, há a questão das regras e tarifas aplicadas pelo Banco Central do Brasil, que podem variar de acordo com os interesses econômicos.
Para economizar levando em conta esses fatores, separamos algumas dicas:
Compre dólar aos poucos
Comprar dólar aos poucos essa prática te fará ser menos atingido pela oscilação, pois permitirá que você pague um valor médio.
Faça a seguinte conta: divida o valor que você precisa comprar pela quantidade de semanas que faltam para sair do Brasil. Vá comprando semanalmente até entender os períodos em que o dólar está em baixa.
A importância da casa de câmbio
Como você já sabe, escolher uma boa casa de câmbio é fundamental para conseguir um dólar pela melhor cotação. Use a internet e busque uma média de valores. Assim, quando for negociar, já saberá como argumentar para tentar abaixar o valor.
Conheça a ARC Corretora, uma casa de câmbio em Santos
Se você não quer correr risco de entrar no mercado ilegal, encontre uma corretora de confiança. A ARC Corretora possibilita a compra de moeda com os melhores valores. Essa casa de câmbio em Santos conta com uma equipe especializada que pode auxiliar em todos os assuntos relacionados a cotação de moeda estrangeira.
Endereço: Rua do Comércio, 55 – 7º andar – Conjunto 74 Centro – Santos / SP
Telefone: (13) 3797-7300
Fale por Whatsapp: (13) 98878-5277